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sábado, 15 de janeiro de 2011

A Importância da Fotografia Afro-Amapaense como elemento de ensino escolar

"A Fotografia no meio escolar pode tornar-se uma nova maneira de olhar as Artes Plásticas, pois os alunos, por vezes, desconhecem que este meio de comunicação faz parte de repertórios dos trabalhos de muitos artistas, passando da mera fotografia de álbum de família, casamento, um dia de passeio, enfim, para entrar no universo que nos cerca: o universo das Artes Visuais"”. (Priscyla Raquel da Silva)


2011, Macapá, Amapá, Amazonia, Brasil. Então logo imaginamos tecnologia, globalização, evolução e blah blah bla. Mas logo vem a duvida de como a "base" do berço cultural da nossa sociedade sobrevive e sobreviveu por anos, decádas ou porque não dizer milenios, pois mesmo sabemos que a afro-descendecia é muito forte nas raizes brasileiras, e no Amapá não é diferente, aqui minha genética e de boa parte da população é de origem negra.



O encontro dos tambores, é uma das muitas maneiras culturais amapaensses que transmitem a força da afro-descendencia no Amapá. Hoje as escolas Amapaenses, diante da Lei Federal nº 10.639, de 09 de Janeiro de 2003, de uma forma clara, consegue contextualizar de maneira simples, regionalizada, democrática e crítica a história Afro ?


O iniciativa de propor um debate como este, surge diante da falta de elementos que possibilite o ensino da história afro como uma disciplina, que ao mesmo tempo instigue do aluno o senso critico, interesses pela disciplina e desmistificar os pré-conceitos sociais impostos por essência teóricas eurocêntrica. A fotografia então, é um conteúdo de fácil acesso que permite o educador, se desprender dos laços tecnológicos, que rodeia as redes de ensino do nosso período, a exemplo das mídias comunicativas e internet. Diante de tal banalidade das formas de trabalho em sala de aula sobre a valorização cultural, social, política e religiosa, o tema proposto vem com a idéia de resgatar valores da identidade existente em nossa sociedade, utilizando um elemento crucial que permite o aluno imaginar, criticar e argumentar.

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